Governo da Bahia lança operação com ações de segurança para baianos e turistas durante o verão
Serão incrementados mais de 4 mil policiais militares, além de viaturas e embarcações

Foto: Farol da Bahia
O governo da Bahia lançou, nesta terça-feira (28), a Operação Verão 2023/2024 para intensificar o policiamento ostensivo e fortalecer as ações de segurança pública para baianos e turistas durante o período. De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o lançamento será feito em duas etapas.
"A primeira etapa acontece aqui no Farol da Barra com entregas na área das polícias Militar, Civil e bombeiros. Na sequência, nós iremos ao Pelourinho, onde entregaremos outra parte dos equipamentos", explicou em entrevista à imprensa.
Segundo o petista, novos investimentos estão sendo feitos para reforçar a segurança da população, mas "em momento algum" o governo deixou de realizar operações.
"A Polícia Militar e a Polícia Civil, em parceria com a Polícia Federal e a Rodoviária, seguem fazendo apreensão de drogas, armas e criminosos. Essa é a nossa função e esses investimentos são para que as pessoas do próprio estados possam ter a confiança e a dignidade de curtir as férias com os familiares, além daqueles que virão participar das festas de largo, no interior e na capital", acrescentou o governador.
Cerca de R$ 27 milhões serão investidos em novas viaturas, entre elas embarcações, e Reconhecimento Facial, que serão empregados para proteger baianos e turistas no período do verão.
Pouco mais de seis mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, realizarão ações preventivas, ostensivas, de investigação e resgate. A atuação ocorre em todo a Bahia, no período de 20 de novembro de 2023 a três de março de 2024.
Novas viaturas
Aproximadamente R$ 22 milhões foram investidos em 125 viaturas (carros, motos e bases móveis) e quatro botes rígidos de salvamento. As viaturas de duas e quatro rodas serão empregadas nos pontos turísticos, no patrulhamento em regiões com hotéis e pousadas, nas principais vias e também no entorno dos grandes eventos.
As embarcações ajudarão na fiscalização preventiva nas praias, em regiões com rios e também lagos.


