Governo da Bahia lança programa para ampliar cobertura vacinal no estado
Lançamento do programa 'Vacina Bahia' aconteceu em Madre de Deus

Foto: Divulgação/Governo da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou nesta terça-feira (28) do lançamento do programa Vacina Bahia, iniciativa que visa ampliar a cobertura vacinal em todos os municípios baianos. A cerimônia aconteceu em Madre de Deus, durante visita do chefe do executivo estadual ao Centro de Referência da Mulher. Segundo o governo, o investimento na iniciativa é de R$ 3, 7 milhões.
Na Bahia, a cobertura vacinal é de 73,7% para Poliomielite; 74,1% para Pentavalente; 78,3% da Pneumo 10 e 75% da Tríplice Viral. A meta para o programa é elevar o índice de alcance, no mínimo, a 95% do público alvo de cada vacina. Crianças de até 1 ano fazem parte do grupo prioritário da iniciativa
“Esse programa de vacina tem duas frentes: os idosos e as crianças. É claro que a vacinação é ambivalente. Teremos responsabilidade com as comunidades tradicionais, com indígenas, com quilombolas e com ribeirinhos. Quem trabalha na área de saúde também tem prioridade, assim como quem está recluso em algum sistema prisional”, declarou o governador.
A iniciativa do governo abrange ainda ações de imunização em escolas, além de disponibilizar dez veículos para imunização itinerante, contemplando áreas rurais, povos tradicionais, originários e vulneráveis.
Os 20 municípios que obtiverem as melhores coberturas vacinais, atingindo pelo menos 95% de imunizações para a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral serão contemplados com dois computadores, doados pelo Estado, além do selo ‘Município Amigo da Vacina’.