Governo de São Paulo recebe matéria-prima para produzir 4 milhões de doses de Coronavac
Doses serão destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Foto: Reprodução
O Governo de São Paulo recebeu, no último domingo (1º), um lote de dois mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação de quatro milhões de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os insumos devem viabilizar a produção de cerca de quatro milhões de doses pelo Instituto Butantan. Todas as vacinas serão destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, e o superintendente do Instituto Butantan, Reinaldo Sato, acompanharam a chegada do material. A nova remessa chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 21h em um voo da companhia Turkish Airlines. A aeronave saiu de Pequim, na China, e fez escala em Istambul, na Turquia, antes de pousar em São Paulo.
Os insumos enviados pelo laboratório chinês Sinovac serão envasados, rotulados e embalados nas doses. Em seguida, passarão por um processo de controle de qualidade antes de serem entregues ao Ministério da Saúde para distribuição em território nacional. Até o momento, o Butantan disponibilizou 62,8 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Desde o dia 14 de julho até hoje, foram entregues um total de 9,7 milhões de doses da vacina, que são referentes à produção de um lote de doses processadas a partir dos 6 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), recebidos no dia 26 de junho.


