Governo deve flexibilizar manutenção de empregos para financiar folha salarial

Mansueto afirma para congressistas que plano está em revisão

Por Da Redação
Às

Governo deve flexibilizar manutenção de empregos para financiar folha salarial

Foto: Reprodução/Internet

O governo deve reduzir as exigências de manutenção de empregos para as empresas que tomarem empréstimos para pagar salários na linha de financiamento que usa 85% de recursos públicos. Anunciada no fim de março pelo presidente Jair Bolsonaro como uma das principais medidas para conter os efeitos econômicos da pandemia, a linha apenas desembolsou R$ 1,5 bilhão de R$ 40 bilhões previstos. 

Na última quinta-feira (14) o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou, em audiência virtual do congresso, que o programa está sendo revisado. Ele disse que as empresas não estão contratando o financiamento porque poderão ter de demitir os funcionários. “As empresas estão inseguras se precisarão ou não colocar o trabalhador para fora. Vai sobrar dinheiro”, disse.

Segundo o relator da medida provisória que criou o programa, deputado Zé Vitor (PL-MG), está em negociação com o governo a flexibilização da exigência de manter os empregos, aumentar o prazo da medida e do faturamento das empresas contempladas, além de reduzir o custo do crédito. O deputado afirmou que uma das ideias em discussão é permitir que a empresa tome empréstimos para pagar apenas parte da sua folha de pagamentos.

Da forma como foi enviado pelo governo, há a exigência de que o recurso emprestado corresponda à totalidade da folha do contratante, para financiar dois meses de salários. Com isso, o empresário teria que manter, por mais dois meses, 100% dos contratos. De acordo com o relator, a ideia é reduzir essa exigência e permitir que a empresa tome empréstimo para bancar os salários de apenas parte dos seus funcionários. Assim, o compromisso de estabilidade seria apenas para o empregado cujo salário for financiado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário