Governo deve liberar crédito para microempresas por maquinhas de cartão

Mecanismo pode ser utilizado após pandemia

Por Da Redação
Ás

Governo deve liberar crédito para microempresas por maquinhas de cartão

Foto: Reprodução/Internet

O Ministério da Economia anunciou nesta terça-feira (19) que prepara um sistema de liberação de crédito com garantia do Tesouro para micro e pequenas empresas por meio das máquinas de cartão. A ideia é que a operação desses financiamentos seja feita por meio de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e as empresas que operam os aparelhos. 

O objetivo é aproveitar a capilaridade das maquininhas no país, que é a maioria das empresas menores, para facilitar uma concessão do crédito aqui, especialmente diante da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Segundo o assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif Domingos, depois da aplicação nesse momento de emergência, o mecanismo pode ser incorporado ao sistema.

"Vamos chamar como maquininhas para ajudar no processo porque elas têm interesse em manter esses pequenos negócios vivos. O banco empresta o dinheiro e a maquininha leva até a ponta", disse Afif em entrevista. Hoje, já é possível obter o seguinte crédito pelas máquinas de cartão, mas, com uma crise econômica, o governo seleciona oferecer recursos públicos como garantia para essas operações.

Na liberação do crédito, valores que uma empresa tem a receber uma conta da maquininha também pode ser usado como garantia da operação. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que cria um programa de crédito aqui para micro e pequenas empresas. Uma decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (19).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário