Governo deve liberar crédito para microempresas por maquinhas de cartão
Mecanismo pode ser utilizado após pandemia

Foto: Reprodução/Internet
O Ministério da Economia anunciou nesta terça-feira (19) que prepara um sistema de liberação de crédito com garantia do Tesouro para micro e pequenas empresas por meio das máquinas de cartão. A ideia é que a operação desses financiamentos seja feita por meio de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e as empresas que operam os aparelhos.
O objetivo é aproveitar a capilaridade das maquininhas no país, que é a maioria das empresas menores, para facilitar uma concessão do crédito aqui, especialmente diante da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Segundo o assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif Domingos, depois da aplicação nesse momento de emergência, o mecanismo pode ser incorporado ao sistema.
"Vamos chamar como maquininhas para ajudar no processo porque elas têm interesse em manter esses pequenos negócios vivos. O banco empresta o dinheiro e a maquininha leva até a ponta", disse Afif em entrevista. Hoje, já é possível obter o seguinte crédito pelas máquinas de cartão, mas, com uma crise econômica, o governo seleciona oferecer recursos públicos como garantia para essas operações.
Na liberação do crédito, valores que uma empresa tem a receber uma conta da maquininha também pode ser usado como garantia da operação. O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que cria um programa de crédito aqui para micro e pequenas empresas. Uma decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (19).