Governo diz que alta do IPCA é passageira e que inflação terminará o ano na meta
Em maio, o IPCA apresentou alta de 0,83%

Foto: Agência Brasil
Em entrevista ao Estadão, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse que está seguro de que a alta do IPCA, índice oficial de preços, será passageira e que o índice terminará o ano dentro da meta de inflação. Segundo ele, a inflação mais alta, divulgada nesta quarta-feira (9), reforça a necessidade de “ancoragem” das expectativas do lado fiscal da economia e do avanço na agenda de reformas pró-mercado. Para ele, terminar o ano dentro da meta de inflação será possível devido ao trabalho do Banco Central (BC) e ao avanço da agenda de reformas.
“A agenda de privatizações e concessões e abertura econômica é um poderoso estímulo ao aumento da concorrência, melhora da eficiência econômica e redução de preços ao consumidor”, ressaltou.
A inflação surpreendeu em maio e ficou mais alta do que o esperado. O IPCA apresentou alta de 0,83% em relação ao mês anterior, no maior resultado para o mês em 25 anos. A média esperada era de 0,71%. Em 12 meses, a inflação está rodando em 8,06%. Ainda de acordo com o secretário, o processo de consolidação fiscal produz o ambiente necessário para ancorar expectativas e manter estável a trajetória inflacionária.