Governo federal apoia compra de vacinas por empresas com repasse de parte das doses ao SUS

Compra de doses pela iniciativa privada levanta debate entre empresários

Por Da Redação
Ás

Governo federal apoia compra de vacinas por empresas com repasse de parte das doses ao SUS

Foto: Reprodução/ConJur

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nesta terça-feira (26), a possibilidade de empresas comprarem vacinas contra Covid-19 para vacinarem seus funcionários e repassarem uma parte ao sistema público de saúde. "O governo é favorável a esse grupo de empresários trazer vacina a custo zero pro governo", afirmou Bolsonaro ao participar nesta terça de um evento virtual organizado pelo banco Credit Suisse. A compra das vacinas pela iniciativa privada, e não pelo governo, levantou questionamentos entre parte do empresariado se a medida não representaria "furar a fila" de vacinação. 

Por enquanto, apenas grupos prioritários, como idosos e profissionais da saúde receberam doses do imunizante. Há também dificuldade de governos ao redor do mundo em conseguir comprar mais doses das vacinas já aprovadas por autoridades de saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde ainda aguarda a chegada de insumos da China para iniciar a produção da Coronavac, pelo Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A declaração do presidente também significa uma mudança de postura do governo em relação ao tema. Em reunião realizada há menos de duas semanas com os ministérios da Saúde, da Casa Civil e das Comunicações, empresas foram informadas de que o governo realizaria toda a imunização e de que não haveria necessidade de ajuda de empresários. À época, o governo disse que teria doses suficientes para vacinar a população e que a compra por empresas seria proibida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário