Governo Federal cria plataforma para remarcação e cancelamento de viagem

A ferramenta tem como foco evitar ações judiciais e minimizar impactos da pandemia da Covid-19

[Governo Federal cria plataforma para remarcação e cancelamento de viagem]

Enfim, uma boa notícia para quem estava com viagens programadas. As empresas do setor turístico podem se cadastrar na plataforma oficial do GovernoFederal, que permite a interlocução gratuita entre empresas e o consumidor em relação aos cancelamentos e remarcações de viagens.

Diante da pandemia do coronavírus, o Ministério do Turismo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicaram uma nota técnica para reforçar a adesão das empresas e evitar ações judiciais. O Procon-DF, juntamente com os Procons de todo o país, compõe a ferramenta.

Por meio do site, é possível negociar, de forma efetiva e individualizada, a remarcação de pacotes turísticos, evitando o cancelamento e a necessidade de reembolso neste momento. Para os consumidores, a plataforma é um meio seguro de estabelecimento de acordos, uma vez que todas as manifestações ficam registradas por escrito e podem ser acessadas pelo consumidor e pelas empresas, posteriormente.

“Esse é um meio muito acessível e que facilita a vida da população e das empresas, que podem evitar gastos com ações judiciais. Toda e qualquer medida nesse sentido é fundamental nesse momento de crise, em que todos estão sentindo os impactos da pandemia pelo mundo. O setor de turismo é um dos mais impactados e estamos somando esforços com todos os setores para minimizarmos os prejuízos”, avalia a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a ferramenta traz segurança jurídica às empresas do setor e ao cidadão, além de ser um meio extremamente eficaz na solução de demandas para ambos os lados “O uso da plataforma oficial do governo federal dá tranquilidade para que os empresários possam remarcar as viagens de seus clientes, e que o cidadão tenha o seu direito assegurado. Essa é mais uma medida que estamos tomando para preservar o setor turístico”, afirmou o ministro..


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!