Governo Federal estende Operação Samaúma por mais 45 dias
O vice-presidente afirmou que Exército permanecerá na ação além do previsto

Foto: Alan Santos/PR
Durante reunião do Conselho da Amazônia, nesta terça-feira (24), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Exército irá seguir na Operação Samaúma, de combate ao desmatamento na Amazônia Legal, por mais 45 dias além do previsto. Segundo ele, a extensão do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi feita com o Ministério da Defesa.
"A GLO vai ser estendida, conversei com o Ministro da Defesa, do recurso inicialmente solicitado, como demorou para chegar, sobrou recurso então temos condição de estender por mais 45 dias, que é o período crítico que nós vamos enfrentar na questão de queimadas", disse.
Segundo Mourão, sobraram recursos da GLO em vigor. A previsão era que a operação durasse até o dia 31 de agosto. A expectativa é de que haja uma redução de 4 a 5% no desmatamento neste ano, abaixo da meta de 10% que ele havia estipulado no início da operação.
Segundo o último balanço de ações da Operação Samaúma, o valor das multas aplicadas nas estratégias preventivas e repressivas contra crime ambientais chegaram em R$57 milhões desde o início da ação, em junho.
Na reunião, também estavam presentes os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e da Secretaria de Assuntos Estratégicas, Flávio Rocha.