Governo Federal faz busca ativas por viciados em jogos de aposas online
A mediada foi adotada após o crescimento de 600% da procura de atendimento no SUS contra ludopatia.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Governo Federal iniciou as buscas ativas por cidadãos brasileiro com sinais de vícios em jogos de aposta online. A medida foi adotada após o crescimento de 600% na procura no Sistema Único de Saúde (SUS) por tratamento contra a ludopatia ou Transtorno do Jogo, doença mental caracterizado pelo desejo incontrolável de apostar ou jogar.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida consiste no cruzamento de dados das plataformas e dos CPFs dos usuários como forma de identificar o perfil comportamental de cada. Em seguida, os apostadores recebem uma notificação em que é oferecida consultas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O atendimento multidisciplinar ocorre por meio do aplicativo Meu SUS Digital, via plataforma AgSUS.
Os sintomas
Segundo informações do Ministério da Saúde, entre os sintomas do transtorno estão mudanças no sono, na alimentação ou humor; ansiedade; dificuldades de reduzir ou para de jogar; e mentir para amigos e familiares sobre a situação.
Outras formas de atendimento
O órgão também oferece atendimento contra o transtorno nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), bem como nos centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Familiares e pessoas próximas também podem buscar atendimento no Meu SUS Digital, após preencher o autoteste disponível no site do ministério.
• Leia também: Saiba como as bets adoeceram e endividaram os brasileiros


