• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Governo Federal não sabe destino de pelo menos 38 mil testes de Covid-19 doados a órgãos públicos

Governo Federal não sabe destino de pelo menos 38 mil testes de Covid-19 doados a órgãos públicos

Ministerio da Saúde afirma ter enviado 160 mil testes para pesquisas

Por Da Redação
Ás

Governo Federal não sabe destino de pelo menos 38 mil testes de Covid-19 doados a órgãos públicos

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Em meio à pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde desconhece onde foram parar 38 mil testes enviados a órgãos públicos federais. Ao todo, a pasta doou 256,9 mil unidades do material. Órgãos como a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), a Casa Civil, o Ministério da Defesa, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) receberam lotes do teste. 

Outras autarquias teriam recebido os exames, mas o Ministério da Saúde não soube detalhar o uso e a quantidade. O volume de doações foi levantado pelo site Metrópoles, com base em informações publicadas na plataforma Localiza SUS, alimentada pela pasta com o panorama do enfrentamento da doença no país.

O Ministério da Saúde garante que 160 mil testes foram encaminhados para pesquisas, como a coordenada pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Outros 58,9 mil teriam sido enviados aos Dseis (Distritos Sanitários Especiais Indígenas), que gerenciam unidades básicas de saúde indígena e Casai (Casas de Apoio à Saúde Indígena).

Contudo, falta saber a destinação de 15% da doação, algo próximo de 38 mil testes. O Ministério da Saúde não sabe, por exemplo, se o produto foi usado ou se está guardado. Em nota, a pasta afirmou que “Na apresentação do Localiza SUS, o DLOG (Departamento de Logística em Saúde) acumulou esses testes no grupo ‘órgãos federais’ porque eles não foram destinados às secretarias de Saúde de estados”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário