• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo Federal vai distribuir 370 milhões de preservativos aos entes federativos em campanha contra a Aids

Governo Federal vai distribuir 370 milhões de preservativos aos entes federativos em campanha contra a Aids

Desses, 360 milhões foram de preservativos masculinos e 9,4 milhões femininos

Por Da Redação
Ás

Governo Federal vai distribuir 370 milhões de preservativos aos entes federativos em campanha contra a Aids

Foto: Walterson Rosa/MS

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou na última quarta-feira (1), a campanha “Prevenir é sempre a melhor escolha” para conscientizar os brasileiros sobre a importância de se resguardar contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o vírus da Aids. A campanha vai distribuir 370 milhões de preservativos aos entes federativos. Desses, 360 milhões foram de preservativos masculinos e 9,4 milhões femininos.
 
No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento para a doença e, só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral. Com isso, o tratamento já chega a 81% das pessoas diagnosticadas com HIV em todo o país.

Desse total, 95% já não transmitem o HIV por via sexual, por terem atingido carga viral suprimida, graças ao tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, em 2020 foram notificados 29.917 casos de Aids no país contra 37.731 em 2019, uma queda de 20,7%. 

Em toda a série histórica, o Brasil registrou 381.793 casos notificados de HIV. Desses, 69,8% foram registrados em pessoas do sexo masculino e 30,2% do sexo feminino. A pessoa que vive com o HIV pode não desenvolver a Aids caso realize o tratamento adequado. 

A Aids é a doença causada pela infecção do vírus HIV que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O vírus é capaz de alterar o DNA de uma das células do corpo humano e fazer cópias de si mesmo. Ao se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário