Governo inaugura Coletivo Bahia pela Paz na Liberdade

Ação reforça acolhimento e políticas para juventude negra na Liberdade

Por Da Redação
Às

Atualizado
Governo inaugura Coletivo Bahia pela Paz na Liberdade

Foto: Joá Souza/GOVBA

O bairro da Liberdade, em Salvador, passou a contar com uma nova unidade do Coletivo Bahia pela Paz, entregue nesta quarta-feira (19) pelo governador Jerônimo Rodrigues. O espaço integra as ações do Novembro Negro e foi pensado como um território de acolhimento, orientação e fortalecimento de vínculos, voltado especialmente para jovens negros de 12 a 29 anos.

A unidade oferecerá atendimento psicossocial, acompanhamento familiar, formação cidadã, articulação com serviços públicos e programas nas áreas de esporte, cultura, lazer e qualificação profissional. A entrega contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da SJDH, Felipe Freitas, do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e outras autoridades.

Durante o ato, o governador destacou a importância simbólica da instalação do Coletivo no bairro. “A Liberdade é um bairro estratégico, importante, de população negra, marcado pela cultura. E fazer essa entrega na véspera do 20 de novembro é simbólico. Teremos aqui como marca forte do conceito de coletivo, além de polícia e segurança pública, nós estamos falando da nossa responsabilidade com a cultura”, afirmou.

Moradora da Liberdade, Angélica Maria de Matos celebrou a chegada do equipamento. “Esse compromisso do poder público com nosso bairro é maravilhoso. Aqui onde a população negra prevalece. Que bom termos esse coletivo”, disse.

Regulamentado pela Lei Estadual nº 14.730/2024, o Coletivo Bahia pela Paz é uma política pública voltada ao enfrentamento da violência e da exclusão juvenil, especialmente em territórios afetados pelo racismo estrutural. O trabalho é realizado por equipes multidisciplinares formadas por psicólogo, assistente social e educador, com apoio de diversas secretarias estaduais.

De acordo com o secretário Felipe Freitas, a expansão do programa continuará nos próximos anos. “Esse coletivo é mais um dos 24 coletivos que vão ser inaugurados na Bahia até 2026, mais de 10 cidades do estado da Bahia que vão ser contempladas pelo Bahia Pela Paz, numa iniciativa que articula educação, cultura e direitos humanos a favor da prevenção à violência”, destacou.

O protagonismo juvenil é um dos pilares do projeto. Os jovens participam da identificação de demandas, construção de diagnósticos e elaboração de ações que dialogam com a realidade do território, contribuindo diretamente para o desenvolvimento das atividades oferecidas.

Atualmente, 12 unidades do Coletivo Bahia pela Paz estão em funcionamento em diferentes regiões do estado. A previsão é de que, até 2026, o programa alcance 24 unidades, ampliando o atendimento e fortalecendo ações de cidadania, promoção de direitos e prevenção à violência para milhares de jovens e famílias baianas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário