Governo inicia conversas com laboratórios para compra de remédios contra a Covid-19
Uma das opções é a pílula antiviral experimental da Pfizer

Foto: Reprodução / Agência Brasil
O governo Federal, através do Ministério da Saúde, já iniciou conversas com a Pfizer e a AstraZeneca para a aquisição de remédios contra Covid-19 —passo seguinte à campanha de vacinação, que deve terminar a sua primeira fase ainda este ano, mas se tornar periódica no país, com doses de reforço. As informações são da coluna de Mônica Bergamo.
Uma das medicações que estão no horizonte da pasta é uma pílula antiviral experimental da Pfizer que, combinada com uma outra droga, o antiviral ritonavir, reduziu risco de hospitalização e morte por Covid em 89% em pacientes de alto risco .
A pílula ainda está em teste e só poderia ser adquirida pelo Brasil depois de aprovada pela Anvisa.
Uma outra alternativa estudada é uma aquisição do coquetel já testado pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca. Testado em pacientes considerados de alto risco de desenvolver uma forma grave da doença, ele reduziu casos graves, ou morte, em 67% dos casos.
Existe também expectativa positiva em relação ao antiviral molnupiravir, que está sendo testado também no Brasil, pela Fiocruz. O medicamento é do laboratório MSD (Merck, nos EUA).