Governo peruano convoca embaixadores em Argentina, Bolívia, Colômbia e México após carta pró-Castillo
Ex-presidente do país andido tentou dissolver o Congresso na semana passada e foi destituído do cargo

Foto: Reprodução
O governo do Peru convocou, nesta quinta-feira (15), os embaixadores na Argentina, na Colômbia, na Bolívia e no México. O Chamado acontece três dias após os quatro países assinarem uma declaração conjunta pedindo proteção aos direitos humanos de Pedro Castillo.
O ex-presidente Castillo tentou dissolver o Congresso no último dia 7, mas foi destituído e detido logo depois. O país passa protestos e seis pessoas já morreram.
Na diplomacia, a convocação para consultas acontece quando um país chama de volta seu próprio embaixador para conversas sobre assuntos pontuais, enviando-o de volta para o posto em seguida. É, no entanto, um gesto usado frequentemente para expressar mal-estar diplomático com alguma situação específica.
O desconforto peruano diz respeito a uma carta enviada na segunda em que os governos argentino, colombiano, boliviano e mexicano se referem a Castillo, destituído pelo Legislativo, como se ainda fosse presidente peruano. Todos os quatro países são comandados por líderes de esquerda e democráticos.