Governo talibã do Afeganistão ordena fechamento de salões de beleza
Essa é mais uma medida para manter as mulheres fora da vida pública

Foto: Reprodução/Pixabay
O governo do Talibã anunciou na terça-feira (4) que ordenou o fechamento de salões de beleza no Afeganistão dentro de um mês, uma nova medida para manter as mulheres fora da vida pública. Essa decisão terá um impacto significativo, levando ao fechamento de milhares de empresas geridas por mulheres, muitas das quais são a única fonte de renda para suas famílias.
“O prazo para o fechamento de salões de beleza para mulheres é de um mês”, disse Mohammad Sadiq Akif, porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e Propagação da Virtude, segundo informações da Reuters.
Os estabelecimentos surgiram em território afegão dias após o Talibã ser retirado do poder, no fim de 2001. Muitos permaneceram abertos após o retorno do regime, há dois anos, oferecendo locais de convivência e serviços voltados para o público feminino. Os salões, em sua maioria, têm as janelas cobertas para que as clientes não possam ser vistas de fora.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera como um “apartheid de gênero” as restrições aos direitos de mulheres e meninas no país, desde que o Talibã assumiu o poder, em 2021.


