• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Governo Trump provoca Biden ao substituir presidente por "caneta automática" na galeria da Casa Branca

Governo Trump provoca Biden ao substituir presidente por "caneta automática" na galeria da Casa Branca

Imagem foi divulgada no perfil oficial da Casa Branca em uma rede social

Por Da Redação
Às

Governo Trump provoca Biden ao substituir presidente por "caneta automática" na galeria da Casa Branca

Foto: Reprodução

O governo Trump ironizou Joe Biden e trocou a foto do ex-presidente pela imagem de uma caneta automática, em uma galeria da Casa Branca que reúne quadro de todos os presidentes dos EUA.

A "novidade" como destaca a legenda do post, foi divulgada na tarde desta quarta-feira (24) no perfil oficial da Casa Branca. Confira mais abaixo:

Foto: X / Reprodução

Em uma das imagens postadas nas redes sociais, o presidente Donald Trump aparece conferindo os quadros do Presidential Walk of Fame. Em outra, a foto da caneta automática aparece entre dois registros oficiais do republicano.

O ex-presidente Joe Biden está afastado da vida pública e foi diagnosticado com câncer em maio, ainda não se pronunciou sobre o caso.

O que é uma caneta automática e qual relação com Biden?

O autopen, que significa caneta automática em português, é um aparelho usado para reproduzir assinaturas autênticas. Presidentes americanos o utilizam há décadas. Contudo, em março deste ano, Trump criticou o antecessor pela utilização e disse que parte dos perdões de Biden são inválidos pois teriam sido assinados por auxiliares em nome do então presidente e sem o conhecimento dele. 

Em entrevista ao periódico americano "The New York Times", Biden admitiu a utilização do "autopen" para emitir os perdões presenciais no fim do mandato, em janeiro deste ano, e assegurou que foi ele quem ordenou os perdões concedidos pelo governo.

O presidente Donald Trump e os aliados alegavam que a democracia não teria participado das decisões por causa de um declínio cognitivo que teve início ao longo da campanha eleitoral.

"Eu tomei cada uma daquelas decisões. Eu sei o quão vingativo Trump é. Todo mundo sabe. Então, sabíamos que fariam exatamente o que estão fazendo agora (risos). Minha família não fez nada de errado. (...) Eu simplesmente sei como ele age, então eu tomei conscientemente todas aquelas decisões [perdões presidenciais], entre outras", disse Biden.

Biden afirmou que o autopen foi usado para replicar a assinatura por causa do volume de perdões concedidos, e os assessores realizaram o uso do aparelho depois de ele ter dado ordem verbal para tal.

As chamadas "autopens" são utilizadas pelo governo dos EUA há décadas. No começo, eles eram dispositivos analógicos utilizados para funções que careciam de várias assinaturas, como a emissão de cheques por departamentos federais.

O perdão presidencial é um poder que está previsto na Constituição dos EUA. Na prática, o presidente poderá autorizar o benefício a qualquer pessoa, incluindo familiares e amigos. A jurisprudência considera o perdão presidencial um poder praticamente limitado.

Nos últimos dias de governo, Biden emitiu perdões para cinco membros da família e para funcionários do governo que poderiam virar alvos de processos pela gestão de Trump, além de diminuir as sentenças de quatro mil condenados por crimes não violentos.

*Com informações do g1 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário