• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo venezuelano vai disponibilizar oxigênio ao Amazonas, diz ministro

Governo venezuelano vai disponibilizar oxigênio ao Amazonas, diz ministro

Anúncio foi feito pelas redes sociais na noite de ontem (14)

Por Da Redação
Às

Governo venezuelano vai disponibilizar oxigênio ao Amazonas, diz ministro

Foto: Reprodução

O governo da Venezuela afirmou na noite de ontem (14) que irá disponibilizar oxigênio para hospitais do Amazonas para auxiliar na crise vivida atualmente pelo estado, com o aumento no número de casos da Covid-19. A informação foi publicada pelo ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, nas redes sociais. 

"Por instruções do presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para disponibilizar imediatamente o oxigênio necessário para atender o contingente de saúde em Manaus. Solidariedade latinoamericana acima de tudo!", escreveu Arreaza.

Na mesma publicação, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), comentou agradecendo a iniciativa do país venezuelano. Em resposta, o ministro afirmou que "é sempre uma honra poder dar uma mão ao povo do Brasil". 

Ontem (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, admitiu que Manaus vive um colapso no atendimento de saúde devido ao aumento no número de casos confirmados da doença e afirmou que seis aeronaves levarão oxigênio ao estado. 

"A procura por oxigênio na capital subiu seis vezes, então, já estamos aí em 75 mil metros cúbicos de demanda de ar na capital e 15 mil metros cúbicos no interior. Estamos já com a segunda aeronave entrando em circuito hoje, a C-130 Hércules, fazendo o deslocamento Guarulhos - Manaus, e a partir de amanhã entram mais duas e chegaremos a seis aeronaves, totalizando ai algo em torno de 30 mil metros cúbicos por dia, a partir de Guarulhos. Nessa ponte aérea, existem também os deslocamentos terrestres", afirmou o ministro. 

Medidas 

O governador Wilson Lima anunciou que o Amazonas vai transferir pacientes de Covid-19 para dar continuidade ao tratamento contra a doença em outros estados, além de decretar toque de recolher das 19h até as 6h, com o objetivo de conter a disseminação do vírus. 

O primeiro a receber pacientes do Amazonas será Goiás, com dois hospitais: o HUGO (Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz) e o HGG (Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi). Depois, será a vez de Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Não há informações sobre data e horário dessas transferências. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário