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Grand Cherokee volta em versão híbrida com 380cv e tração 4x4

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Grand Cherokee volta em versão híbrida com 380cv e tração 4x4

Jeep traz nova tecnologia 4Xe e combina 3 motores

Por Marcos Camargo Jr.
Grand Cherokee volta em versão híbrida com 380cv e tração 4x4
Foto:

Tradicional na linha Jeep há 40 anos, o Cherokee é oferecido no Brasil de forma ininterrupta desde os anos 1990. Agora o Grand Cherokee 4Xe com motor híbrido em versão única é lançado no Brasil importado dos Estados Unidos. Ele é o segundo modelo híbrido da marca ao lado do Compass 4xE que chegou há dois anos oferecendo um novo patamar de equipamentos e itens de série. 

Estilo tradicional e dimensões 

Com estilo tradicional ele tem elementos da linha atual da Jeep como o logo das sete barras mas em um pára-choque pronunciado e as caixas de roda em formato trapézio. Os emblemas tem fundo azul e estão em sua carroceria de 4,91m de comprimento, entre-eixos de 2,96m, 2,14m de largura, 1,79m de altura, 21,4cm de altura em relação ao solo, 25,7° de ângulo de entrada e 26,6° de saída. 

Três motores para até 380cv 

O motor é uma tripla combinação do 2.0 turbo Hurricane 4 de 270cv e 40kgfm de torque combinado com dois motores elétricos que somam 380cv e 67kgfm de torque e transmissão automática de oito velocidades. Com tração 4x4 Quadra Trac II, ele traz consigo a evolução do controle de suspensão da Jeep com função permanente, reduzido, seletor de terrenos, câmera trailcam de obstáculos entre outras funções. O consumo é de 19,3km/h tanto na cidade quanto na estrada.

Os motores elétricos são alimentados por baterias de íons de lítio de 400 Volts e 17,3kwh pode ser completamente carregada em 2,5h em tomada  220V com o carregador Jeep nível 2 (com potência de 7,4 kW, em corrente alternada, AC) ou pouco mais de 1h30 em wallbox de 11kwh. A autonomia elétrica é de 29km 

Interior sóbrio e lista de equipamentos 

Por dentro, o Grand Cherokee 4Xe esbanja espaço e itens de série para justificar seu preço. O interior é todo em couro com bancos de ajuste elétrico, há teto solar panorâmico e quatro telas somando mais de 50 polegadas. O cluster de 10” digital, a multimídia UconnectTM 5, o head up display e a tela auxiliar diante do passageiro para controle do entretenimento e alguns itens a bordo. O Grand Cherokee 4Xe tem 9 alto-falantes que somam 506 watts com sistema de redutor de ruídos exclusivo e assinatura Alpine, além de oito portas USB e USB-C.

Grand Cherokee 4Xe: segurança a bordo 

O Grand Cherokee 4Xe oferece um pacote de 8 airbags, além de sistema ADAS nível 2 de condução semiautônoma que inclui Frenagem autônoma de emergência (pedestres, ciclistas e veículos), Monitoramento de mudança de faixa ativo (com centralização de faixa), Piloto automático adaptativo com Stop & Go, Monitoramento de pontos cegos, Assistência de colisão em interseções e Câmeras com visão 360 graus além da Câmera off road, controle de subida e descida.

Como funcionam os motores do Grand Cherokee 4Xe 

O Grand Cherokee 4Xe tem três motores combinando um motor a combustão com dois elétricos. Eles são controlados por uma central de acordo com o modo de condução: híbrido, elétrico e e-save.

O motor a gasolina atua de forma híbrida com os dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro recarrega a bateria de alta tensão e auxilia o motor a gasolina. Já o traseiro recarrega a bateria ou fornece torque para o veículo. 

No modo Hybrid que é o padrão do Grand Cherokee, o motor 2.0 e os elétricos se alternam de forma automática. No Electric o motor privilegia os motores elétricos sendo que o propulsor a gasolina só é ativado em caso de necessidade de mais força no acelerador. No E-Save o motor recarrega a bateria de alta tensão para quando o motorista quiser usar a tração elétrica. 

“Com o novo Grand Cherokee 4xe, avançamos em nossa trajetória de eletrificação no país, reforçando o compromisso da marca em oferecer performance aliada a eficiência e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que fortalecemos a reconhecida e incontestável capacidade off-road. Não por acaso, este modelo não poderia ocupar outro lugar senão o topo do nosso portfólio”, diz Alexandre Aquino, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. 

Teste com a novidade  

Pudemos avaliar o Grand Cherokee 4Xe rapidamente pelas ruas de São Paulo. O SUV de grande porte impressiona pela facilidade de condução, a boa montagem (ele é fabricado em Mack Plant, Detroit, EUA) e a potência dos seus 380cv ao leve toque de acelerador. Há suavidade na troca de motores e na gestão automática de energia do carro que promete consumo perto dos 20km/h mesmo com seu peso de 2.466kg. 

Bem equipado, os sistemas de condução semiautônomos funcionam de maneira menos intervencionista do que em outros Jeep e a possibilidade de usar o head up diplay, o cluster digital e a multimídia, traz qualquer informação ao alcance dos olhos de forma intuitiva. 

O Grand Cherokee 4Xe terá apenas 150 unidades para a rede de 80 concessionários aptos a lidar com a linha eletrificada da Jeep no país. Ele está disponível em versão híbrida única 4Xe nas cores Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Metallic e Silver Zynith. O modelo chega com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, e cinco anos de garantia (ou 100 mil km) para a bateria por R$ 569,9 mil. 

Ele mira modelos híbridos como Volvo XC60,  Audi Q5 PHEV e outros híbridos BMW e Mercedes-Benz. Indiretamente também briga com o Haval H6 GT com 393cv e que custa menos mas certamente a tradição de um Grand Cherokee e a distribuição da Jeep pelo país farão a diferença para consumidores fãs da linha 4x4 já de olho na eletrificação inexorável para a mobilidade nos próximos anos. 

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