• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Gravidez após câncer de mama pode aumentar a sobrevida das mulheres, afirma estudo

Gravidez após câncer de mama pode aumentar a sobrevida das mulheres, afirma estudo

Levantamento apoiado pelo Ministério da Saúde da Itália e pela Associação Italiana para Pesquisa do Câncer, foi publicada no Journal of Clinical Oncology

Por Da Redação
Às

Gravidez após câncer de mama pode aumentar a sobrevida das mulheres, afirma estudo

Foto: Reprodução

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde da Itália e pela Associação Italiana para Pesquisa do Câncer, revelou que uma gestação pode aumentar a sobrevida das mulheres, afastando a hipótese de riscos de um novo quadro de câncer de mama para aquelas que já haviam passado pela doença, o que teria deixado médicos apreensivos e afastado pacientes da maternidade.

Segundo os pesquisadores, quando comparadas às pacientes com câncer de mama que não engravidaram, as que passaram por uma gestação apresentam menos risco de reaparecimento da doença, aumentando o tempo de sobrevida para elas, diz o levantamento publicado no periódico científico Journal of Clinical Oncology.

O ginecologista Maurício Chehin, coordenador científico e de oncofertilidade do Grupo Huntington, destacou que a possibilidade anterior considerava que os hormônios femininos aumentados pela gravidez poderiam potencializar o risco de uma recaída, ou seja, do reaparecimento da doença. Segundo ele, o resultado do estudo é surpreendente e não está ligado somente a questões hormonais.

“Na gravidez não existem apenas hormônios como estrogênio e progesterona, mas também outras moléculas e substâncias, algumas delas hormonais e outras não, que talvez desempenhem um papel protetor para a mama. Então, muito provavelmente, é esse conjunto da gravidez como um todo, e não um hormônio ou outro isolado, que acaba por fazer uma proteção e não um aumento de risco, como se achava anteriormente”, avalia o especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário