Great Wall vai reinaugurar fábrica que era da Mercedes em 2023
Pickups e SUvs devem ser feitos no interior paulista

A gigante chinesa Great Wall confirmou hoje que irá reinaugurar a fábrica adquirida da Mercedes Benz em 2023 em Iracemapolis, interior de São Paulo. No entanto, as operações da marca serão iniciadas no segundo semestre de 2022.
Essa foi a primeira confirmação da marca que até então não havia se pronunciado sobre a operação. Se isso se confirmar o Brasil terá a terceira marca fabricante de Pickups além da Mitsubishi e Chevrolet já que a Ford, Toyota e Volkswagen produzem utilitárias na Argentina.
A Great Wall planeja diversas mudanças para a fábrica como a adaptação da unidade ao padrão industrial da montadora na China e ampliação da capacidade de produção que saltará de 20 mil para 100 mil veículos por ano. A Great Wall ainda pretende trabalhar no desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores locais e rede de revendas com cobertura nacional.
O investimento anunciado é de R$ bilhões, nos próximos 5 anos.
A marca ainda não confirmou os modelos que serão fabricados por aqui. São aguardados dois SUVs da marca Haval (uma das principais marcas do Grupo) e uma picape média, que concorrerá com S10, Hilux, Amarok, entre outras.
Apesar da fábrica ficar pronta somente em 2023 a marca iniciará as operações no Brasil no segundo semestre do próximo ano. A principio como importadora, com veículos trazidos da China.
Na América do Sul, a marca está presente somente no Chile. Atualmente a empresa tem fábricas na Rússia, Tailandia e China.