Greve geral contra Reforma da Previdência acontece na França

Projeto prevê a eliminação de 42 regimes de aposentadorias especiais

Por Da Redação
Ás

Greve geral contra Reforma da Previdência acontece na França

Foto: Jean-Paul Pelissier/ Reuters

Um dia de greve geral contra o projeto de Reforma da Previdência defendido pelo presidente Emmanuel Macron acontece nesta quinta-feira (5), na França. A paralisação afeta vários serviços como trens, aviões, escolas e hospitais.

Onde, quase 90% das viagens dos trens de alta velocidade foram canceladas, 10 das 16 linhas de metrô de Paris se encontram fechadas, centenas de voos foram cancelados e muitas escolas não abriram as portas.

E para evitar o caos nos transportes, muitos franceses decidiram caminhar de suas casas até o local de trabalho. Outros optaram por trabalhar de casa.

Quase 250 comícios estão previstos em dezenas de cidades. Em Paris, as autoridades anunciaram a mobilização 6 mil policiais para evitar distúrbios durante uma passeata prevista para a tarde.

Tal indignação popular foi motivada pela Reforma preparada pelo governo de Macron, uma promessa de campanha que tem como objetivo eliminar os 42 regimes especiais que existem atualmente e que concedem privilégios a determinadas categorias profissionais.

O governo pretende estabelecer um sistema único, no qual todos os trabalhadores terão os mesmos direitos no momento de receber a aposentadoria.

De acordo com o governo, este é um sistema mais justo e mais simples, no qual "cada euro contribuído dará a todos os mesmos direitos".

Todavia, os sindicatos temem que o novo sistema adie a aposentadoria, atualmente aos 62 anos e diminua o nível das pensões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário