/

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Grupo Botequim homenageia mestre Ederaldo Gentil!

Notícias
Cultura

Grupo Botequim homenageia mestre Ederaldo Gentil!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Grupo Botequim homenageia mestre Ederaldo Gentil!
Foto: Divulgação Assessoria

O Grupo Botequim, se apresenta na próxima sexta-feira, às 21h, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo. O encontro deste mês será dedicado ao mestre, cantor e compositor da geração mais talentosa do samba da Bahia: o saudoso Ederaldo Gentil, que nasceu no bairro do Dois de Julho e teria completado 79 anos de vida no último dia 7 de setembro. Sua obra, no entanto, continua viva e tem no Grupo Botequim um canal potente de pesquisa, preservação e exaltação. Gal do Beco e Edil Pacheco são convidados já confirmados para a roda de samba que promete ficar na história.

Filho de Dona Zezé e Seu Carlos Gentil Pereira, Ederaldo Gentil se notabilizou por gravar composições poéticas, a exemplo do “Ouro e a Madeira”, mas também tantas outras pérolas carregadas de crítica social, como “Identidade”, “Pequenino”, “In-lê-in-lá” e “De Menor”, que estarão presentes no repertório dessa noite de festa. Um dos seus filhos, o produtor David Dórea, confirmou presença no evento, representando a família.

Devido a problemas de saúde, o mestre Gentil, que um dia foi sucesso nacional, foi sumindo da cena musical no final dos anos 90 e, em seguida, deixou a vida artística para tratar um quadro de depressão, tendo falecido em 30 de março de 2012. Motivo pelo qual os membros do Grupo Botequim não tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, apesar de, desde a sua fundação, ter a obra de Gentil como objeto de pesquisa voltada à preservação da sua memória através da música.

 “Adoro falar de Ederaldo, eu particularmente conheço muito sobre sua obra e passei a estudar muito sobre ele na época que o Botequim surgiu. Sempre tem aqueles compositores que mexem um pouco mais com a gente, e Ederaldo é um cara que mexe profundamente comigo. Toda vez que eu canto, sinto uma forte conexão. Por conta disso, toda a família dele passou a conhecer o trabalho do Botequim e já participou de uma outra homenagem que fizemos a ele em 2015”, comenta Roberto.

Ao lado de outros bambas como Batatinha, Riachão, Panela, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Tião Motorista, Chocolate da Bahia, Roque Ferreira e Paulinho Boca de Cantor, Ederaldo Gentil é considerado um dos maiores sambistas da Bahia, além de ser o maior compositor de sambas-enredo e um dos mais premiados do carnaval baiano. Apesar de suas canções terem mais de 40 anos, quem se debruça sobre as suas composições, percebe o quanto suas letras revelam um estilo macio, mesmo quando aborda temas ácidos, muitos deles ainda atuais.

O músico iniciou sua trajetória na Escola de Samba Filhos do Tororó, vencendo vários concursos e eternizando sambas-enredos, como “Rio de Lágrimas”, “Esquece a Tristeza”, “Dois de Fevereiro”, “Canto de louvor a uma raça”, “Festa da Integração Nacional”, “50 anos de Yalorixá de Mãe Menininha do Gantois” (com Anísio Félix), e “In-lê-in-lá”.                 

SERVIÇO:

Grupo Botequim – Homenagem a Ederaldo Gentil

Quando: 15/09 (sexta-feira)

Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo

Horário: 21h

Valor: R$20 - Lote 1

Vendas: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-grupo-botequim-homenagem-a-ederaldo-gentil/2152468

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102