Grupo de famílias com um único membro beneficiário do Auxílio Brasil mais que dobrou em 2022
Número saltou de 2.206.483 famílias para 5.663.191

Foto: Divulgação via BBC
Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social e Cidadania apontaram que o número de famílias unipessoais beneficiárias do Auxílio Brasil mais que dobrou em 2022. Em novembro de 2021, havia 2.206.483 famílias com um único membro recebendo o valor. Já um ano depois, esse número saltou para 5.663.191 - um aumento de 156%.
Esse grupo é apontado pela pasta como uma das categorias com maior potencial para recebimento indevido do benefício a partir de informações falsas sobre a estrutura das famílias. Por motivos como esse, o grupo é um dos focos do pente-fino que vem sendo realizado pelo governo federal no Cadastro Único.
Na segunda-feira (13), o ministro Wellington Dias anunciou que novas regras para o programa, que volta a se chamar Bolsa Família, já estão prontas e devem ser apresentadas na próxima semana ao presidente Lula.
Os dados mais recentes apontam que quase 22 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil, mas o governo vê indícios de que pelo menos 2,5 milhões destas famílias recebam o benefício de maneira indevida.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Cidadania assinou um acordo com a Defensoria Pública da União (DPU) para promover melhorias no cadastro.