Grupo de teatro estreia espetáculo infantil com discussões lúdicas sobre bullying e aceitação

Peça é gratuita e será transmitida de forma virtual durante todo o mês de junho

[Grupo de teatro estreia espetáculo infantil com discussões lúdicas sobre bullying e aceitação]

FOTO: Divulgação | Jonatas Marques

O Grupo XIX de Teatro estreia, a partir do dia 5 de maio, o primeiro espetáculo infantil: "Hoje O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar", que será realizado em formato digital e transmitido de forma gratuita durante todo o mês de junho. 

Inspirado na peça "De Repente, Nas Profundezas do Bosque", do escritor israelense Amós Oz, a história tem como cenário um triste vilarejo com um certo ar de abandonado, onde há uma lenda de que um fenômeno fez com que os animais que ali viviam fugissem e fossem transformados em seres quase mitológicos. É diante desse enredo que os amigos Santi e Clara iniciam uma incansável busca pela colega Luna, que desapareceu depois de ser vítima de bullying. Desconfiados de que Luna teria sido raptada por um espírito do bosque, Santi e Clara entram na floresta e começam a aventura pela busca da amiga.

De forma lúdica, a trama aborda reflexões sobre o bullying e aceitação como forma de promover uma mensagem de igualdade e respeito entre os pequenos.

O bullying, inclusive, foi vivenciado pelo ator e dramaturgo da peça, Ronaldo Serruya, que revelou que uma das principais mensagens da peça é desconstruir a ideia de "normalização" do bullying, tão frequente no ambiente escolar, principalmente na fase de desenvolvimento da criança.

“Queríamos discutir como desmontar uma estrutura normativa que permite a perpetuação desse mecanismo de opressão social na escola. Eu também me inspirei na minha própria história, pois fui vítima de bullying e vivenciei esse sistema opressor. E, na época, não havia uma estrutura para discutir isso, em nenhuma instância. O bullying era tratado como algo normalizado dentro daquele universo”, pontua Serruya.

A peça "Hoje O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar" acontece sempre aos sábados e domingos, às 16h, com transmissão pelas redes sociais dos teatros municipais de São Paulo. Por ser virtual, o espetáculo pode ser acessado por públicos de todo o Brasil. Confira abaixo o calendário de apresentações:

TEATRO PAULO EIRÓ

Dias 5 e 6 de junho - Sábado e Domingo, às 16h. 
Ingressos: Gratuito – On-line.
Transmissão: Facebook

TEATRO JOÃO CAETANO

Dias 12 e 13 de junho - Sábado e Domingo, às 16h.
Ingressos: Gratuito – On-line.
Transmissão: Facebook | YouTube

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Dias 19 e 20 de junho - Sábado e Domingo, às 16h. 
Ingressos: Gratuito – On-line.
Transmissão: Facebook | YouTube

TEATRO ALFREDO MESQUITA

Dias 26 e 27 de junho - Sábado e Domingo, às 16h. 
Ingressos: Gratuito – On-line.
Transmissão: Facebook | YouTube
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!