Guerra Hamas x Israel: Gaza teve ao menos 7 mil prédios atingidos pelo conflito
No total, 1.460 edifícios foram totalmente destruídos

Foto: Divulgação/Twitter @KenRoth
Um levantamento realizado pelo Centro de Satélites das Nações Unidas (UNOSAT) aponta que, desde o dia 7 de outubro, quando o grupo terrorista Hamas iniciou os ataques contra Israel, 7 mil prédios na Faixa de Gaza foram atingidos. Os dados, divulgados na sexta-feira (20), foram baseados em imagens de satélite capturadas no último domingo (15).
Não incluem, portanto, incidentes ocorridos durante a última semana, como a explosão que ocorreu em um hospital em Gaza. Segundo o levantamento, foram identificados 7.710 prédios danificados desde o início do conflito, além de quatro escolas atingidas. No total, 1.460 edifícios foram totalmente destruídos.
Entre as unidades de ensino atingidas está a Universidade de Gaza, alvo de um ataque israelense no dia 11. O bairro mais afetado pelo conflito foi Ash Shuja'iyeh. De acordo com o levantamento, por se tratar de uma análise preliminar, os números podem ainda variar.
Um relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), divulgado na quarta-feira (18), aponta que, até 14 de outubro, 8.840 unidades habitacionais tinham sido destruídas e 5.434 foram danificadas em Gaza. Além disso, o relatório contabiliza mais de 1 milhão de pessoas deslocadas internamente em Gaza por causa do conflito. Entre elas, há mais de 352 mil que permanecem em abrigos de emergência no centro e no sul da região.