Guerra na Ucrânia pode elevar preços de carne, cerveja e pãozinho no Brasil
Impacto deve ser gerado pelo aumento do preço de commodities, como petróleo e trigo

Foto: Reprodução/G1
A guerra entre Rússia e Ucrânia tem causado impactos diretos ao bolso dos brasileiros. Em razão do aumento do preço de commodities usadas em larga escala, como petróleo e trigo, um impacto deve ser gerado nos preços de produtos como a carne, a cerveja e o pãozinho.
"Petróleo, gás natural, fertilizante e trigo foram os primeiros a serem impactados. Só que esses quatro produtos acabam afetando uma vasta cadeia. A alta atinge fertilizantes, o que impacta soja, milho, ração e proteína animal (principalmente porcos, leite e ovos)", disse Roberto Dumas, professor do Insper e especialista em economia internacional, ao UOL.
A importação de algumas matérias básicas para o setor cervejeiro, como o trigo e a cevada, foram afetadas por conta do confronto, informou Paulo Petroni, presidente da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) dado que Rússia e Ucrânia são grandes exportadoras de trigo e cevada e devem reduzir o ritmo de produção.
"O prolongamento da guerra, com a redução das exportações de Rússia e Ucrânia, além da problemática de logística, vai trazer problemas e encarecimento das matérias-primas da cerveja", disse.
De acordo com Petroni, outros custos, como a alta da energia e do combustível, também devem pressionar os preços. "O que já sentimos, de uma maneira muito forte, é a questão do custo da energia, tanto da elétrica, como do gás. Subiu muito." Já que distribuição é feita por caminhões, o aumento do combustível pesa bastante no preço final, afirmou.