Há 50 anos, funcionário da Motorola realizava primeira ligação com celular
Atualmente, Martin Cooper critica vício aos aparelhos

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Há 50 anos, o engenheiro americano Martin Cooper, funcionário da Motorola, efetuou a primeira ligação por meio de um celular. O fato inédito que mudou a vida das pessoas ocorreu no dia 3 de abril de 1973, na Sexta Avenida, em Nova York. Com um protótipo do modelo DynaTAC 8000x da Motorola, Cooper discou para a empresa concorrente AT&T e fez uma provocação.
“Estou ligando para saber se minha voz está clara aí do outro lado da linha”, disse na época. Logo depois, ele ligou para contar a novidade a um repórter do jornal americano The New York Times. Conhecido como o "Pai do Celular", o engenheiro apresentou ao mundo o primeiro celular, o Motorola DynaTAC, cerca de um ano após a criação.
Uso exagerado
Com o passar dos anos, o celular passou a ocupar cada vez mais espaço na vida das pessoas. Em recente entrevista à AFP, Cooper demonstrou preocupação em relação ao uso excessivo dos aparelhos.
Aos 94 anos, ele acredita que a sociedade pode estar obcecada pelos smartphones. “Quando vejo alguém atravessando a rua olhando para o telefone, eu me sinto péssimo. Eles não estão pensando. Mas, depois que várias pessoas forem atropeladas, vão entender”, disse.