Haddad afirma que governo estadunidense apresentou "abertura" para negociar o "tarifaço"
O ministro está em viagem oficial nos EUA para conseguir financiamentos em data centers

Foto: Diogo Zacarias/MF
Em viagem oficial nos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), esteve com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. De acordo com Haddad, o representante do governo norte-americano teria mostrado abertura para a conversa sobre as tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump sobre o Brasil e outros países sul-americanos.
“O mais importante neste momento é dizer que nós estamos numa mesa, negociando os termos de um entendimento. Mas eu acredito que a postura do secretário foi bastante frutífera e demonstrou uma abertura para o diálogo bastante importante”, declarou o ministro.
A conversa aconteceu no último domingo (4), em Los Angeles, na Califórnia.
Além de falar sobre assuntos sobre o “tarifaço”, Haddad e Bessent trataram desde as ligações econômicas bilaterais entre os EUA e o Brasil, até a tendência de investimentos de energia verde e de minerais críticos.
Depois do encontro com o secretário do Tesouro dos EUA, Haddad esteve em um jantar privado com investidores internacionais, na abertura da 28ª Conferência Global Instituto Milken, ainda em Los Angeles.
Agenda internacional de Haddad
Terça-feira (6):
Participa de mesa redonda organizada pela Amcham Brasil;
Reunião bilateral com executivos da Amazon;
Parte para a Cidade do México, capital do México.
Quarta-feira (7):
Café da manhã com atores econômicos brasileiros no México;
Reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México.
A ida dos Estados Unidos ao México tem o intuito de conseguir investimentos em data centers para o Brasil. O retorno de Haddad está previsto para a tarde desta quarta, com chegada a Brasília na madrugada de quinta-feira (7).