• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Haddad vê sinal de abertura dos EUA para negociar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Haddad vê sinal de abertura dos EUA para negociar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Ministro da Fazenda afirma que governo prepara plano de contingência, mas mantém confiança em acordo

Por Da Redação
Às

Haddad vê sinal de abertura dos EUA para negociar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (29) que há sinais de que o governo dos Estados Unidos está aberto a conversar sobre o tarifaço de 50% imposto sobre as importações brasileiras, que deve entrar em vigor a partir da próxima sexta-feira (1º). 

"O Brasil nunca abandonou mesa de negociação. Eu acredito que, nesta semana, já há algum sinal de interesse em conversar. E há uma maior sensibilidade de algumas autoridades dos Estados Unidos de que, talvez, tenha se passado um pouquinho e, que, queiram conversar. Alguns empresários estão fazendo chegar ao nosso conhecimento de que estão encontrando maior abertura lá", disse Haddad a jornalistas.

Mesmo em negociações com os EUA, o ministro afirmou que o Executivo prepara um plano de contingência, caso o tarifaço seja adotado. 

"Estamos muito confiantes que preparamos um trabalho que vai permitir ao Brasil superar esse momento. O evento externo não foi criado por nós, mas o Brasil vai estar preparado para cuidar das suas empresas, dos seus trabalhadores, e ao mesmo tempo se manter permanentemente na mesa de negociação buscando racionalidade, buscando respeito mútuo", acrescentou o ministro da Fazenda.

Haddad não detalhou quais planos serão adotados porque as decisões serão tomadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "[...] não sei qual o cenário que o presidente vai optar, por isso que eu não posso adiantar as medidas que vão ser adotadas por ele. Como são vários cenários, todo tipo de medida cabe em algum deles. Mas quem vai decidir a escala, o montante, a oportunidade, a conveniência e a data é o presidente [Lula]", afirmou Haddad.

O petista pontuou também que, em sua visão, o prazo para início do tarifaço pode ser adiado. Ou pode ser iniciado e depois das negociações haver um recuo na sobretaxa por parte do governo Trump. 

"Eu não sei se vai dar tempo até o dia 1º [de concluir as negociações]. Mas o que importa não é essa data. Não é uma data fatídica. É uma data que pode ser alterada por eles, pode entrar em vigor e nós nos sentarmos e rapidamente concluirmos uma negociação. Mas está ficando mais claro agora os pontos de vista do Brasil em relação a alguns temas, que não eram de fácil compreensão por parte deles", disse Haddad.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário