Hemoba lança campanha após queda crítica no estoque de plaquetas
Instituição reforça apelo por doadores regulares para garantir suporte a pacientes graves

Foto: Divulgação/Ascom Hemoba
Com o estoque de plaquetas em situação crítica, a Fundação Hemoba iniciou uma campanha para ampliar o número de doações e estimular que mais pessoas se tornem doadoras regulares. As plaquetas têm validade de apenas cinco dias e são essenciais para pacientes com leucemias, outros tipos de câncer, transplantados de medula óssea, vítimas de traumas, queimaduras e pessoas submetidas a cirurgias de grande porte.
A diretora de Hemoterapia da Hemoba, Rivânia Andrade, reforçou o impacto direto da mobilização “A Hemoba tem atuado para atender a demanda das unidades hospitalares e garantir a continuidade dos tratamentos que necessitam de plaquetas. No entanto, a colaboração dos doadores é essencial para mantermos o estoque seguro. Como as plaquetas têm validade muito curta, a doação regular é indispensável. Cada doação tem impacto imediato na vida de quem precisa”, afirmou.
Entre os doadores frequentes está o estudante Marcielo Moreno, de 25 anos, que doa plaquetas a cada 15 dias. Para ele, o gesto tem significado especial. “Saber que, em uma simples hora em que fico reclinado em uma poltrona, abrindo e fechando a mão, lendo um livro ou ouvindo música, posso ajudar outro ser humano”, relatou. Ele também destacou o sentimento ao final do processo: “O sentimento de satisfação por ter realizado uma ação que, a princípio, só vai ter impacto positivo na vida de outra pessoa, de que faço parte dessa comunidade e estou ajudando de alguma forma, o mínimo que seja", completou.
A coleta de plaquetas é realizada por aférese, procedimento no qual apenas as plaquetas são separadas e os demais componentes retornam ao organismo por um circuito estéril. O atendimento está disponível no Hemocentro Coordenador, em Salvador, e na Unidade de Coleta e Transfusão de Juazeiro.
Para doar, é necessário satisfazer os mesmos requisitos da doação de sangue, ter feito ao menos uma doação sanguínea no último ano, pesar 60 kg ou mais, possuir veias adequadas e não ter ingerido medicamentos com AAS ou anti-inflamatórios nos cinco dias anteriores. Para mulheres, apenas quem teve até uma gestação pode realizar o procedimento.
O processo dura de 60 a 90 minutos e pode ser repetido após 48 horas. Cada pessoa pode doar até quatro vezes por mês, totalizando 24 doações anuais. A aférese permite reunir de seis a oito vezes mais plaquetas do que a doação convencional, sem riscos à saúde.


