Hoje é o último dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV

É também o último dia para a realização de debates

[Hoje é o último dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV]

FOTO: Agência Brasil

Termina hoje (12) a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos que concorrem às eleições municipais deste ano. Hoje é também o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão.

O prazo para divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno termina amanhã (13). No sábado (14) será o último dia para a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h.  Também terminam, às 22h, a distribuição de material gráfico, as caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.

Quase 148 milhões de eleitores poderão votar no próximo domingo (15) entre sete da manhã e cinco da tarde, em vinte e seis unidades da Federação para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.  
No dia da votação, a legislação eleitoral proíbe a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Também está vedado, até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veículos: aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e distribuição de camisetas; o uso de alto-falantes, amplificadores de som, comícios, carreatas e qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; o derrame de santinhos e outros impressos no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.

Por causa da pandemia do coronavírus, os horários entre 07h e 10h são recomendados para pessoas maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar nesse horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

O uso de máscaras é obrigatório. Sem ela, o eleitor não poderá votar. Também não será permitido comer ou beber nada na fila de espera e cada eleitor deve manter distância de 1 metro. 
O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que cada eleitor leve sua caneta para assinar presença no caderno de votação.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!