Holanda confirma infecção com variante Ômicron em 18 passageiros vindos da África do Sul
País adota restrições de viagem para combater infecções da nova cepa do coronavírus

Foto: Reprodução
As autoridades de saúde holandesas afirmaram neste sábado (4) que 18 passageiros vindos de voos da África do Sul na semana passada, testaram positivo para a variante Ômicron.
Mais de 600 pessoas foram testadas e dessas, 61 deram positivo para a Covid-19. O Instituto de Saúde da Holanda (RIVM) acrescentou em um comunicado que a investigação sobre os passageiros dos dois voos foi encerrada.
Em 26 de novembro, o governo holandês adotou novas restrições de viagem devido à recém-detectada variante do Ômicron, segundo informações da Reuters.
O porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, disse em uma entrevista coletiva em Genebra que não há relatos de mortes associada à nova variante.
A OMS recomendou, nesta sexta-feira (3), que os países a aumentem a capacidade de saúde e que vacinem cada vez mais a população a fim de combater o aumento de casos de Covid-19 provocados pela nova variante. A entidade afirmou também que as restrições às viagens podem os ajudar a "ganhar tempo", mas por si só não é a resposta contra uma variante.
Quase 30 países já identificaram casos de infecção com a Ômicron, inclusive o Brasil, que até o momento já possui cinco casos confirmados. Além dos casos associados a viagens para o sul da África, há também alterações de transmissão local, como na Austrália.