Homem é preso em Jaguarari por exercer ilegalmente a profissão de dentista há 10 anos
Abimael Pereira de Matos foi levado à delegacia e solto após pagamento de fiança

Foto: Reprodução / TV São Francisco
Um homem, identificado como Abimael Pereira de Matos, foi levado à delegacia por atuar ilegalmente como cirurgião-dentista na cidade de Jaguarari, no norte da Bahia, na quinta-feira (23). Ele foi detido após denúncias ao Conselho Regional de Odontologia, que flagrou o suspeito na clínica onde ele trabalhava.
O Conselho acionou uma equipe da Polícia Militar e foi até o estabelecimento, que não estava em atendimento no momento da prisão. O suspeito confessou que atuava ilegalmente na área da odontologia há cerca de 10 anos fazendo procedimentos de obturação e extração. A clínica não tinha alvará sanitário e foi interditada.
O suposto dentista também não tinha registro profissional e foi conduzido para a unidade policial. Ele prestou esclarecimento e foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, Abimael foi liberado após o pagamento de fiança.
O Conselho Regional de Odontologia destacou que a prática é crime e pode causar risco à saúde da população. Um Projeto de Lei está em tramitação para agravar a pena de dois a seis anos de prisão, com multa, para quem pratica o exercício ilegal da profissão.


