Homem é preso em SP por estupro virtual e induzir adolescente à automutilação; vítima mora no interior da BA
Suspeito tem 24 anos e utilizava aplicativos de mensagem para se comunicar com a vítima

Foto: Polícia Civil da Bahia
Um homem foi preso em São Paulo (SP) suspeito de cometer estupro virtual e induzir uma adolescente de 15 anos à automutilação. A vítima mora em Feira de Santana, no interior da Bahia, e conheceu o suspeito em um aplicativo de mensagen.
A prisão aconteceu na quinta-feira (31), em São Paulo (SP), mas foi divulgada na sexta (1º). O suspeito tem 24 anos e fingia ser um adolescente. Aparelhos celulares foram apreendidos com ele.
A vítima possui diagnóstico de transtorno de personalidade e foi internada devido a cortes produzidos na própria pele e ingestão excessiva de medicamentos controlados.
As investigações começaram após a mãe da adolescente descobrir conversas em que a filha estava sendo induzida à automutilação e ao suicídio, além de praticar atos sexuais virtuais por ameaça. A mãe denunciou o caso à polícia.
A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Lorena Almeida, explicou que o suspeito exercia controle emocional sob a vítima, e chegava a afirmar que iria romper o relacionamento se ela não fizesse o que ele mandasse.
"A vítima se cortava e mandava as imagens para o suspeito. Ele parabenizava, elogiava e induzia ela a também fazer uso de drogas e medicação controlada", detalhou.
As táticas usadas pelo suspeito são conhecidas como grooming, processo de manipulação emocional direcionado a crianças ou adolescentes, com o objetivo de estabelecer vínculo de confiança e, posteriormente, obter vantagem abusiva.
A adolescente recebe acompanhamento especializado devido aos efeitos graves causados pela manipulação emocional.
• Homem é preso em flagrante por estuprar sobrinha de 12 anos em Itambé