Homem luso-brasileiro é preso em Portugal por oferecer 100 mil euros para matar brasileira
Suspeito ofereceu 100 mil euros por atentado à brasileira Stefani Costa e incentivou ataques xenofóbicos nas redes sociais

Foto: Polícia Judiciária de Portugal / Divulgação
A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal prendeu um homem de 30 anos, com dupla cidadania luso-brasileira, acusado de incitar violência e disseminar mensagens de ódio nas redes sociais contra a jornalista brasileira Stefani Costa, que vive e trabalha no país. A prisão foi divulgada nesta terça-feira (21) pela Unidade Nacional Contraterrorismo da corporação.
De acordo com a PJ, o suspeito publicou diversas mensagens racistas e xenofóbicas direcionadas a brasileiros. Em uma das postagens, ele chegou a oferecer uma recompensa de 100 mil euros a quem atentasse contra a vida da jornalista. O homem também prometeu um apartamento no centro de Lisboa a quem “realizasse um massacre e exterminasse todos os cidadãos estrangeiros”, segundo a polícia.
As autoridades informaram que o detido possui antecedentes por crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência. Durante a operação, foram apreendidos materiais que evidenciam seu radicalismo ideológico.
“O detido, com antecedentes policiais por crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, a quem foram apreendidos vastos elementos de prova relativos ao seu radicalismo ideológico, será presente à autoridade judiciária competente no dia de amanhã para aplicação de medidas de coação”, informou a PJ.
O caso é investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Em nota, a Polícia Judiciária reforçou o compromisso de manter ações contínuas de prevenção e combate aos crimes de ódio em território português.