Homenagens marcam o primeiro aniversário da morte de Pelé

Atleta é celebrado com missas e projeção no Cristo Redentor

Por Da Redação
Ás

Homenagens marcam o primeiro aniversário da morte de Pelé

Foto: Reprodução/Redes Sociais

No primeiro aniversário da morte de Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, o ícone do futebol mundial recebe homenagens especiais do Santos FC, clube que projetou sua carreira, e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

O mundo se despediu de Pelé em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após uma batalha contra um câncer no cólon e complicações respiratórias.

Para lembrar a trajetória do Rei do Futebol, cerimônias religiosas estão programadas em sua cidade natal, Minas Gerais, e uma missa será realizada no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O Santos FC, time que viu Pelé tornar-se um ícone, recordou a carreira do atleta, marcada por 1.116 jogos, 1.091 gols e 45 títulos pelo clube. 

"Com um simples apelido, um número 10 nas costas e assim se tornou o maior de todos os tempos. Um Rei para sempre", disse o clube nas redes sociais. 

A Conmebol também dedicou uma ilustração ao eterno camisa 10 da Seleção Brasileira, destacando a contribuição única do mineiro ao futebol sul-americano. A publicação ressalta a inigualável e incomparável genialidade de Pelé em campo.

“Um ano sem o eterno rei! Pelé deu vida à camisa 10, transcendeu fronteiras e mudou a história do futebol. Sua genialidade em campo mostrou ao mundo o melhor do talento sul-americano. Inigualável. Incomparável. O dono de um legado único e imortal”, afirma a publicação.

O Cristo Redentor no Rio de Janeiro terá projeções das camisas mais famosas usadas por Pelé ao longo de sua carreira.

O Papa Francisco também enviou uma mensagem especial em homenagem ao Rei, que será lida durante a missa celebrada às 19h30, conduzida por Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, e pelo padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor.

Uma missa adicional será realizada na Igreja Matriz Sagrada Família, em Três Corações, Minas Gerais, onde Pelé nasceu e foi batizado. A cerimônia, marcada para as 19 horas, contará com a presença de familiares e admiradores do jogador.

O Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, preparou um esquema especial para receber fãs de Pelé, com visitação aberta das 9h às 12h e das 14h às 18h. Desde maio de 2023, o mausoléu já recebeu 7 mil pessoas, e para visitação, é necessário realizar um cadastro prévio no site da Memorial.

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui oficialmente o dia 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé, em referência à data em que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969, no jogo entre Santos e Vasco no Maracanã.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário