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Honda estreia ZR-V 2024 com motor 2.0 para brigar com Corolla Cross e Jeep Compass

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Honda estreia ZR-V 2024 com motor 2.0 para brigar com Corolla Cross e Jeep Compass

SUV chega importado em versão única por R$ 214,5 mil

Por Marcos Camargo Jr.
Honda estreia ZR-V 2024 com motor 2.0 para brigar com Corolla Cross e Jeep Compass
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O ZR-V é o HR-V nos Estados Unidos e acaba de chegar ao Brasil para preencher uma lacuna. Feito sobre a plataforma do Civic ele usa uma fórmula conservadora com motor 2.0 aspirado, bom nível de espaço e itens esperados dentro de um disputado segmento. São 4,56m de comprimento, 1,84m de largura, 1,61m de altura e 2,65m de entre-eixos. Com 1.446kg de peso, a Honda diz que ele tem “relação peso potência abaixo de 9kg/cv”, sem especificar no entanto. A novidade chega ao Brasil por R$ 214,5 mil.

Mas a proposta do ZR-V é familiar: espaço, itens de série dentro do que os concorrentes oferecem e desempenho voltado a economia de combustível. 

O estilo do carro já revelado difere muito do Hr-V que temos por aqui com a grade menor, os faróis ampliados e uma linha reta na carroceria sem proposta cupê mas com frisos nas caixas de rodas reforçando o conjunto até o pára-choque traseiro. A Honda afirma ter aplicado adesivos estruturais, solda laser no teto solar e outras novidades como o reforço acústico sob o assoalho. A suspensão do carro segue o tradicional com McPherson na dianteira e Multilink na traseira (o mesmo do Civic). 

O ZR-V traz ainda alguns diferenciais como o limpador com aspersão de água para funcionamento suave e, durante o descanso, a peça fica oculta na carroceria. Faróis full LED em peça única e rodas aro 17 calçadas com pneus 215/60 R17 completam o conjunto. O porta malas tem 389 litros de capacidade (VDA) e 1.306 litros com os bancos traseiros rebatidos. 

Mas é no espaço interno que o ZR-V se destaca. No porta malas há uma tela dobrável que faz o papel de ocultar as bagagens do porta malas. O espaço traseiro é farto com 11 porta objetos e traz luzes em LED mas dispensa a saída de ar condicionado para os passageiros. O revestimento claro do couro é uma opção do ZR-V junto com o tradicional preto. Os bancos dianteiros são elétricos e contam com estabilizar corporal com uma placa de resina interna. 

Conectividade e itens de segurança 

Há 6 pontos de carga de celular com USB e USB-C além de carregador sem fio de 15watts. O Honda ZR-V traz ainda o MyHonda Connect inicial gratuito e o pacote plus que incorpora alarme, rastreamento, detecção de falha remota, funções do carro via controle remoto entre outras funcionalidades. A multimídia tem 9 polegadas e além de Bluetooth, Apple Car Play (sem fio) e Android Auto (com fio), incorpora câmera de ré e computador de bordo. 

O Honda ZR-V traz de série o pacote Honda Sensing com chip de processamento alta velocidade e nova visão da câmera com 100° de amplitude, Sistema de frenagem CMBS que atua ao detectar risco, controle de Cruzeiro adaptativo com low speed follow, sistema manutenção na faixa, Mitigação de evasão de pista e farol alto automático com comutador. 

Entre os itens de segurança o Honda ZR-V traz 8 airbags incluindo bolsas de cortina e de joelhos, controle de descida HDC, controle de tração estabilidade, luzes de emergência em frenagem, alerta de atenção e outros itens. 

Motor tradicional 

O motor é o 2.0 quatro cilindros 16V aspirado com duplo comando de válvula (DOHC) que desenvolve 161cv e é 19,1kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT com vantagens como o DDB (Downshift during break) que simula o efeito freio motor. 

Teste rápido com o Honda ZR-V

Testamos a novidade da Honda na cidade e na estrada em cerca de 160km. O ZR-V tem comportamento estável e previsível com seu motor 2.0 aspirado que remete ao antigo Civic no comportamento dinâmico. Ponto positivo fica para a viabilidade graças ao para brisa amplo e a coluna A reduzida que melhora muito a experiência ao volante. 

O sistema ACC funcionou muito bem na cidade de forma suave nas retomadas bem como os alertas de segurança. 

No entanto, fica claro que o ZR-V não tem proposta de desempenho mas sim de custo benefício diante do Toyota Corolla Cross tendo, inicialmente, desempenho inferior ao Jeep Compass. O motor aspirado 2.0 gosta de trabalhar de forma suave e o torque  baixo prefere entregar desempenho aos pouco. Não vai adiantar pisar fundo pois o ruído do motor vai invadir a cabine sem entregar a potência esperada mesmo ao superior 5.000rpm. 

O ZR-V é feito para ser conduzido sem pressa e traz novidades como o câmbio CVT com efeito de redução de marcha ao se pisar no freio, mais um diferencial interessante durante a condução. 

O ZR-V chega em versão única que traz bancos em couro elétrico, multimídia de 9 polegadas, painel digital 8 polegadas, ar condicionado dual zone digital e automático, freio de estacionamento eletrônico, teto solar, carregador por indução e os itens já descritos anteriormente. Ainda é possível incorporar acessórios como soleira iluminada, capa de retrovisor, protetor cárter e 15 itens disponíveis na concessionária. 

O Honda ZR-V está disponível em 7 cores com opção de interior preto ou claro por R$ 214,5 mil. A Honda afirma que ele não deve canibalizar o HR-V Touring com motor 1.5 turbo e que os dois produtos tem diferenças de proposta.

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