Honda, Hyundai e BYD tem os clientes mais satisfeitos, diz pesquisa

BYD surpreende e coloca marcas tradicionais para baixo no ranking: Fiat e Jeep são últimas

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Honda, Hyundai e BYD tem os clientes mais satisfeitos, diz pesquisa

A satisfação dos compradores de carros novos no Brasil passou por mudanças relevantes em 2025. Uma pesquisa independente que avaliou a experiência completa do consumidor — do primeiro contato com a marca ao pós-venda — mostra que Honda, Hyundai e BYD lideram a satisfação do consumidor com a rede de concessionários. 

O estudo foi realizado pela empresa Decoupling que analisou milhares de interações de consumidores brasileiros no segundo trimestre do ano. Foram mapeadas 17 etapas da jornada do cliente, incluindo pesquisa online, negociação, entrega, uso do veículo e relacionamento com a concessionária no período de pós venda 

Honda, Hyundai e BYD lideram avaliação dos consumidores

De acordo com o índice geral de satisfação, a Honda aparece na liderança, seguida de perto pela Hyundai e BYD.

A pesquisa indica que fatores como clareza nas informações, facilidade no processo de compra e percepção positiva no pós-venda têm peso cada vez maior na avaliação final.

A Hyundai, por exemplo, ficou em segundo e se destacou em várias etapas da jornada, como negociação e serviços de revisão, enquanto a BYD obteve bom desempenho em pontos ligados à experiência digital e à fase de pesquisa sendo a única marca nova a figurar no ranking na terceira posição. A Honda, por sua vez, apresentou avaliações mais homogêneas ao longo de todo o processo.

A Chevrolet ficou na quarta posição geral seguida pela Volkswagen e a Toyota. 

Veja o ranking geral na pesquisa da Decoupling

1. Honda com 83,5 pontos
2. Hyundai com 82,9 pontos
3. BYD com 82,6 pontos 
4. Chevrolet com 82,5 pontos
5. Volkswagen com 82,2 pontos 
6. Toyota com 81,8 pontos 
7. Renault com 81 pontos 
8. Ford com 79,9 pontos 
9. Nissan com 79,8 pontos 
10. Jeep com 79,5 pontos
11. Fiat com 79,4 pontos 

Jeep e Fiat registram as piores notas do levantamento

Na parte inferior do ranking estão Jeep e Fiat. Segundo a leitura dos dados, a queda de desempenho está associada principalmente à percepção negativa em etapas como negociação, entrega e pós-venda, indicando maior distância entre a expectativa criada e a experiência real do consumidor.

O resultado mostra que, mesmo com forte presença de mercado, marcas consolidadas podem perder relevância na avaliação dos clientes se não conseguirem acompanhar a evolução da experiência exigida pelo consumidor atual. Foi o caso da Ford, Renault e Nissan além das já citadas Fiat e Jeep. 


J.D. Power: referencia em satisfação nos EUA

Nos Estados Unidos, uma das principais referências globais em pesquisas de satisfação automotiva é a JD Power. No estudo mais recente do U.S. Sales Satisfaction Index (SSI), divulgado em 2025, a média geral do mercado ficou em 802 pontos, em uma escala de 1.000. Entre as marcas premium, a Porsche obteve a melhor pontuação, enquanto Buick do grupo General Motors liderou entre as marcas generalistas, seguida por Subaru e Chevrolet. Também são bem pontuadas as redes da Lexus e Toyota assim como Honda e Kia, que sempre fazem parte dos levantamentos de satisfação de clientes com o pós venda e o trabalho das concessionárias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário