Hospitais registraram fila de pacientes após ocupação total de leitos em Curitiba

Ainda nesta quinta, entrou em vigor na cidade as regras da bandeira laranja

[Hospitais registraram fila de pacientes após ocupação total de leitos em Curitiba ]

FOTO: Reprodução/RPC

Três hospitais de Curitiba registraram fila de pacientes à espera de atendimento geral, na noite desta quarta-feira (24), após os leitos das instituições ficarem lotados. Nos hospitais do Trabalhador, Cajuru e Evangélico Mackenzie, pacientes aguardaram dentro de ambulâncias e  até mesmo em tendas do lado de fora dos hospitais.

De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Márcia Huçulak, a falta de vagas para o atendimento geral está diretamente relacionada ao aumento no número de casos de Covid-19 no município.

A ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para a doença está em 93% na capital, com apenas 27 vagas ainda disponíveis na cidade, de acordo com o balanço divulgado pela prefeitura nesta quarta (24). 

Ainda nesta quinta, entrou em vigor na cidade as regras da bandeira laranja. A medida da prefeitura prevê restrições para conter o avanço da pandemia do coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quatro hospitais da capital estão com todos os leitos de UTI SUS adulto exclusivos para Covid-19 lotados. Outros cinco ainda têm vagas. 

O Hospital Evangélico Mackenzie confirmou que ficou com acesso restrito por causa da lotação até a madrugada desta quinta (25), mas não com relação à Covid-19, e que a situação foi normalizada. A administração do local disse também que chegou a receber pacientes mesmo com lotação máxima, ou seja, houve revezamento para atender pacientes.

O decreto da Prefeitura de Curitiba vale por 14 dias, podendo ser prorrogado dependendo do comportamento da pandemia na cidade. Com a medida, estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus, voltam a ficar proibidos.

As práticas esportivas coletivas em praças e demais bens públicos ou privados, incluídos os condomínios e áreas residenciais, também não são mais permitidas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!