Hospital Mater Dei Salvador realiza cirurgia com ultrassom robótico inédita na Bahia
Aos detalhes...

Foto: Divulgação
O Hospital Mater Dei Salvador, inaugurado no último domingo (1º), realizou nesta quarta-feira (4/5) a primeira cirurgia robótica guiada por um ultrassom robótico intracorpóreo da Bahia, com a finalidade de retirar um tumor renal. O hospital é o único do estado e o segundo do Nordeste a adquirir o ultrassom robótico BK5000, acoplado ao robô Da Vinci Xi, para cirurgias minimamente invasivas. O aparelho é introduzido no abdômen do paciente, através de pequenos cortes, permitindo ao cirurgião a localização exata de tumores complexos e de difícil visualização em órgãos como rins, fígado e pâncreas.
O procedimento de nefrectomia parcial foi realizado pelo coordenador da urologia do Hospital Mater Dei Salvador, Nilo Jorge, com apoio do coordenador da radiologia intervencionista da unidade, Maurício Liberato, que realizou a leitura das imagens do ultrassom em tempo real. A paciente, uma mulher de 60 anos, com risco cirúrgico aumentado, possuía um câncer renal endofítico, que é totalmente escondido dentro do órgão e de difícil detecção pelo olho do cirurgião.
Durante a cirurgia, foram realizados cinco cortes de oito milímetros no abdômen da paciente, por onde foram introduzidos os braços do robô e a sonda do ultrassom para captação das imagens. O equipamento fornece informações úteis e detalhadas em tempo real do órgão que está sendo operado, auxiliando o cirurgião na eficácia e segurança dos procedimentos cirúrgicos robóticos minimamente invasivos.
“A utilização do ultrassom robótico intracorpóreo junto com o robô Da Vinci Xi garante maior precisão na localização dos tumores pequenos e de difícil acesso a serem removidos e traz maior segurança para o cirurgião e para o paciente. A técnica ajuda a preservar os tecidos dos órgãos acometidos pelos nódulos, permite maior controle cirúrgico, redução do tempo do procedimento e aumenta bastante as chances de cura do câncer do rim”, afirma o urologista Nilo Jorge.
O especialista explica que, além da utilização do ultrassom robótico intracorpóreo, as outras técnicas atualmente utilizadas para tratamento de tumores escondidos são a remoção total do órgão ou a cirurgia aberta com o uso de ultrassom adequado a esse procedimento.
Investimento em tecnologia - O Hospital Mater Dei Salvador traz para a Bahia um novo conceito, filosofia e infraestrutura de assistência em saúde. Referência em atendimento humanizado e personalizado, o hospital se destaca também pela tecnologia de excelência, trazendo o que há de mais moderno no mundo em aparelhos cirúrgicos, equipamentos hospitalares e medicina diagnóstica.
O robô cirúrgico Da Vinci Xi é a 4ª geração do sistema Da Vinci, sendo a versão mais moderna do mundo. O equipamento oferece maior acesso anatômico, maior precisão dos movimentos do cirurgião e visão avançada 3D de alta definição, que garantem aos pacientes os inúmeros benefícios desse tipo de cirurgia minimamente invasiva. O investimento para garantir este tipo de tecnologia foi de 2,5 milhões de dólares. Já o investimento para a compra do ultrassom robótico intracorpóreo BK 5000 foi de 35 mil euros. O equipamento possibilita alta resolução de imagem em tempo real com fluxo colorido dinâmico de cores que permitem a visualização dos padrões de fluxo sanguíneo de alta resistência nos vasos sanguíneos além de possuir imagem de alto contraste que facilita a visualização de lesões difíceis e permitir a utilização da elastografia - uma técnica de imagem avançada que permite a visualização das diferenças de rigidez dos tecidos.
A utilização do ultrassom robótico intracorpóreo com o robô Da Vinci Xi é uma revolução da cirurgia robótica. A aquisição destes equipamentos de última geração demonstra o compromisso do Hospital Mater Dei Salvador com os pacientes.