• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Hospital Ortopédico da Bahia é habilitado para transplante ósseo e leitos de UTI com financiamento federal

Hospital Ortopédico da Bahia é habilitado para transplante ósseo e leitos de UTI com financiamento federal

Repasse anual é superior a R$ 3,9 milhões para custeio de serviços de alta complexidade

Por Da Redação
Às

Atualizado
Hospital Ortopédico da Bahia é habilitado para transplante ósseo e leitos de UTI com financiamento federal

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O Ministério da Saúde oficializou, nesta sexta-feira (1º), a habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do serviço de transplante de tecido musculoesquelético no Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (Hoeb), em Salvador. Com a habilitação, o hospital passa a receber anualmente mais de R$ 3,9 milhões destinados ao custeio de leitos de UTI já em funcionamento. 

Além disso, o Hoeb foi reconhecido oficialmente como unidade apta à realização de transplantes ósseos com financiamento público. A portaria que autoriza o serviço foi publicada no Diário Oficial da União em 30 de julho.

O hospital já realizou o primeiro transplante osteocondral em julho, em um paciente vítima de acidente de trânsito. O procedimento substitui áreas lesionadas da cartilagem por enxertos de osso e cartilagem doados, sendo indicado em casos de lesões graves.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que a habilitação amplia o acesso da população a tratamentos especializados. 

"Importantíssimo primeiro falar da dimensão geográfica do nosso estado, 417 municípios. E a gente sabe das dificuldades de especialistas no interior do estado. A gente vive isso, seja uma realidade nas policlínicas que a gente sabe que já é um grande avanço, onde a gente leva exames e consulta e agora o programa vem viabilizar, não só na perspectiva de formadores, na formação de especialistas no interior", afirmou.

A habilitação está vinculada ao programa federal Agora Tem Especialistas, que busca acelerar o acesso a atendimentos especializados no SUS. Na Bahia, a iniciativa inclui ações como mutirões, atendimento móvel, telessaúde e transporte sanitário.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário