“Houve uma ausência do Ministério da Saúde em relação aos estados e municípios”, diz Rui Costa sobre a pandemia
Petista também falou sobre o engajamento entre o governo estadual e municipal para tomadas de decisões

Foto: Paula Fróes/ GOV BA
O governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), participou de uma Live promovida pela revista IstoÉ na tarde desta terça-feira (14) e tratou das medidas para o enfrentamento da crise provocada pelo novo coronavírus.
Rui comentou sobre as medidas restritivas tomadas em diversos municípios baianos para conter o avanço da Covid-19, além da unificação entre os poderes municipais e estaduais para que fossem montadas estratégias de combate ao novo coronavírus.
“Cerca de 100 municípios tiveram aumento no número de casos pós junho em virtude dos deslocamentos de pessoas vindas de outros estados ou até mesmo dentro Bahia, por isso tivemos que decretar lockdown em várias cidades”, destacou.
O petista também falou sobre o engajamento entre o governo estadual e municipal para tomadas de decisões em relação à pandemia e destacou a falta de apoio do governo federal.
“Entendimento entre a gestão municipal e estadual é imprescindível para enfrentamento da crise. É muito difícil convencer uma pessoa assintomática de que ela está doente, ainda mais um presidente dizendo que não é nada demais”, pontuou.
Rui comentou sobre a falta de entendimento com o governo federal no enfrentamento da pandemia. “Houve uma ausência do Ministério da Saúde em relação aos estados e municípios, além do mais criou-se uma disputa ideológica a respeito do uso da cloroquina. Houve uma tentativa de politizar a utilização de remédios”, acrescentou.