Huawei lança mais um elétrico de luxo: conheça a perua S9T
Novidade estreia na China com motor elétrico ou híbrido com alcance estendido

A Huawei iniciou no último final de semana a pré-venda da Stelato S9T, station wagon que marca a segunda aposta da marca chinesa. Baseada na versão sedã que tem feito sucesso sendo considerado um carro de luxo na China, o modelo tem 5,16 metros de comprimento, 2,00 m de largura, 1,49 m de altura e entre-eixos de 3,05 m, dimensões superiores às de rivais como a Mercedes-Benz Classe E All-Terrain.
Com preços entre 328 mil e 388 mil yuans (US$ 45,7 mil a 54 mil ou R$ 252 a R$ 302 mil em valores convertidos) a S9T recebeu 10 mil pedidos em apenas uma hora de pré-venda.
O desenho repete a identidade do sedã S9 lançado em 2024, com frente fechada, faróis afilados, rodas cromadas, maçanetas embutidas e lanternas unificadas em peça única. O teto levemente inclinado e o spoiler traseiro reforçam a proposta esportiva.
Vale lembrar que os carros da Stelato são vendidos em lojas da Huawei no mercado chinês e tem feito sucesso. A marca usa lojas de rua, em shoppings e concessionárias para expor seus veículos ao lado de celulares e gadgets de tecnologia.
A cabine do Stelato S9T esbanja bom acabamento e proposta de luxo e traz três telas — central de 16,1 polegadas, painel digital e display para o passageiro, ambos de 12,3 polegadas — além de bancos com aquecimento, ventilação, massagem e função gravidade zero. Há ainda opcional de projetor de 32 polegadas para os ocupantes traseiros, sistema de som Huawei Sound com 25 alto-falantes, refrigerador e porta-malas de 660 litros.
Motor elétrico ou híbrido de alcance estendido
Na parte técnica, a Stelato S9T oferece versões elétricas com motor traseiro de 304 cv ou conjunto de dois motores e 516 cv, sempre com bateria de 100 kWh e até 801 km de autonomia (CLTC). Já as configurações híbridas de autonomia estendida combinam motor elétrico traseiro de 304 cv, baterias de 37 kWh ou 53,4 kWh e motor a gasolina 1.5 de 158 cv como gerador, alcançando até 354 km no modo elétrico e 1.305 km no total.
A chegada às concessionárias chinesas ocorre em setembro, sem previsão de exportação no curto prazo mirando especialmente o mercado europeu.