Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA e perde torneio em Las Vegas
Atual número 3 do ranking mundial, tenista brasileiro foi informado que não estava mais elegível à dispensa de visto, devido a uma viagem à Cuba em 2023

Foto: Divulgação / Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Terceiro colocado no ranking mundial de tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano não poderá disputar o Grand Smash de Las Vegas, nos Estados Unidos, devido a um impedimento burocrático para entrada no país. A competição tem início nesta sexta-feira (4).
Como possui cidadania portuguesa, Hugo precisava apenas informar sua entrada nos Estados Unidos por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, na sigla em inglês). Pela legislação americana, quem possui passaporte europeu não precisa de visto, apenas do documento.
No entanto, o documento demorou para ser confirmado pelas autoridades. Ao entrar em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB), Hugo descobriu que não estava mais elegível para a dispensa de visto. O motivo seria a sua ida à Cuba, em 2023, para participar do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Assim, Hugo buscou diversas maneiras para obter um visto regular emergencial, mas não conseguiu. Ele buscou a Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), mas não foi possível agendar uma entrevista consular a tempo do início da competição.
O brasileiro vive um grande momento em sua carreira. Nos últimos meses, ele venceu a Copa do Mundo e foi medalhista de prata no Campeonato Mundial. No último fim de semana, Hugo venceu o WTT Star Contender Ljubljana, sua oitava taça no WTT.