Presidente da Câmara celebra acordo Mercosul-UE e promete agilizar tramitação

Segundo Hugo Motta, trata-se da maior área de livre comércio do mundo

Por Da Redação
Às

Presidente da Câmara celebra acordo Mercosul-UE e promete agilizar tramitação

Foto: Agência Brasil/Lula Marques

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou na noite de sábado (17) a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Em publicação na rede X (antigo Twitter), Motta afirmou que o tratado cria uma das “maiores áreas de livre comércio do mundo” e abrirá oportunidades para o Brasil.

“Celebro a assinatura do acordo Mercosul–União Europeia. Com esta iniciativa, comprovamos a força da diplomacia, do diálogo e da cooperação, que devem ser sempre os pilares das relações entre os países”, escreveu.

LEIA TAMBÉM

Apesar de oposição da França, países da União Europeia aprovam acordo com Mercosul

Macron anuncia que França votará contra acordo UE-Mercosul

"Conquista de uma geração inteira", diz presidente da Comissão Europeia sobre acordo Mercosul-UE

O parlamentar disse ainda que a Câmara dará celeridade à análise do tratado, que precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional para entrar em vigor no Brasil.

“Pretendemos dar ao acordo a tramitação mais rápida possível na Câmara dos Deputados, para que ele possa entrar em vigor o quanto antes e, assim, começar a repartir seus frutos a todos os participantes”, garantiu.

Entenda

O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Quando começar a valer, criará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, reunindo cerca de 780 milhões de consumidores e abrangendo aproximadamente um quarto do PIB global.

A expectativa é que o pacto reduza tarifas de importação sobre a maior parte dos produtos comercializados entre os blocos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário