Hugo Motta quer votar urgência da anistia hoje

Presidente da Câmara comunicou à oposição intenção de pautar o projeto ainda nesta quarta-feira, segundo a CNN

Por Da Redação
Às

Atualizado
Hugo Motta quer votar urgência da anistia hoje

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Segundo informações da CNN, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou à oposição nesta quarta-feira (17) que pretende pautar ainda hoje o requerimento de urgência para a votação da anistia.

O encontro ocorreu na residência oficial da Presidência da Câmara e contou com a presença do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), do deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição, e de Carol de Toni (PL-SC), então líder da minoria.

De acordo com a CNN, Hugo Motta teria sugerido ao grupo a adoção de uma “anistia light”, centrada na reformulação da legislação penal relacionada a crimes contra a democracia. Entre as propostas estariam penas menores para crimes de tentativa de golpe e de abolição do Estado Democrático de Direito, a fusão parcial desses dois crimes e a distinção entre executores e líderes ou financiadores das ações.

O modelo, segundo a emissora, não enfrentaria obstáculos no Senado nem no Supremo Tribunal Federal (STF), sendo considerado o texto “viável” para a anistia. Na prática, ele reduziria penas para condenados pelo 8 de janeiro e por atos ligados à trama golpista, sem impedir que os líderes do esquema se beneficiem de liberdade.

Após a reunião, Motta retornou à Câmara para se reunir com os líderes e comunicar sua decisão, enquanto o PL realizou um encontro interno para tentar definir o texto final do projeto. No X (antigo Twitter), Motta disse que "o Brasil precisa de pacificação e de um futuro construído em bases de diálogo e respeito". 

Veja a publicação:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário