IBC-Br: prévia do PIB deve desacelerar em agosto
Números serão divulgados pelo BC nesta segunda-feira (17)

Foto: Agência Brasil
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente ao mês de agosto será divulgado nesta segunda-feira (17). Economistas consultados pela revista Exame projetam piora no resultado em relação ao mês anterior. Em julho, o dado conhecido como "prévia do PIB" saltou 1,17% e registrou a maior alta mensal desde fevereiro de 2021. Agora, o consenso de mercado para o IBC-Br de agosto é de queda de 0,50%.
Em entrevista à revista, Patrícia Krause, economista-chefe da Coface para a América Latina, apontou a possibilidade de desaceleração de 0,30% em agosto. "Dados já divulgados mostraram que a produção industrial e o varejo contribuíram negativamente no mês. Mas a alta do IBC-Br deve ser puxada pelo setor de serviços", afirmou.
Números do setor de serviços, divulgados na sexta-feira (14), mostraram crescimento acima do esperado para agosto, com aceleração mensal de 0,7% e anual de 8%. Dados mais fortes que o esperado para a economia brasileira têm provocado revisões de crescimento para cima. Nas últimas quatro semanas, a projeção do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 aumentou de 2,39% para 2,7%, segundo o boletim Focus. No início do ano, o consenso para o PIB de 2022 era de 0,28% de alta.