IBC do Banco Central registra alta de 0,17% em outubro

Considerado 'prévia' do PIB, o IBC apresentou expansão em outubro, na comparação com o mês anterior

[IBC do Banco Central registra alta de 0,17% em outubro ]

FOTO: Reprodução

 O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), apresentou um crescimento na atividade da economia brasileira nesta sexta-feira (13), ao registrar uma expansão de 0,17% em outubro, na comparação com o mês de setembro. O resultado foi calculado após o ajuste sazonal, um tipo de espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes. 

De acordo com os dados indicados pelo Banco Central (BC), na comparação com outubro, porém, índice apresentou uma expansão de 2, 13%. Os números ainda mostram que o nível de atividade aumentou pelo terceiro mês seguido. Mas, houve uma desaceleração no ritmo e alta em comparação com setembro deste ano, quando foi registrado uma crescimento de 0,48%.

O Produto Interno Bruto (PIB), é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. 

Na parcial do ano, foi registrada uma alta de 0,95% e, em 12 meses até outubro, um crescimento de 0,96%. Os valores foram calculados sem o ajuste sazonal, pois são considerados períodos iguais. 

PIB e IBC-Br
O IBC-Br foi criado para tentar antecipar o resultado do PIB, que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados do IBC-Br, porém, nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais do PIB.

O cálculo dos dois têm diferenças – o índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos
 


Comentários