IBGE inicia Pesquisa Nacional de Saúde
1.200 entrevistadores visitarão 108,5 mil domicílios de 2.167 municípios de todo o país

Foto: Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a realizar nesta segunda-feira (26) a coletânea de dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS). Essa a segunda pesquisa feita pelo PNS, o primeiro levantamento foi feito em 2013, em parceria com o Ministério da Saúde. Ao todo, 1.200 entrevistadores visitarão 108,5 mil domicílios de 2.167 municípios de todo o país.
Segundo o IBGE, esta é a maior e mais completa pesquisa sobre saúde já feita na América Latina. Entre as novidades da PNS deste ano, estão a inclusão de perguntas sobre violência sexual, física e psicológica. Os moradores dos domicílios selecionados para participar da PNS serão informados com antecedência por meio de uma carta enviada pelo IBGE e poderão entrar em contato com o instituto para verificar a veracidade da pesquisa e a identidade do entrevistador.
A coleta de dados vai até fevereiro de 2020 e os primeiros resultados devem ser divulgados em 2021. As informações prestadas pela população são sigilosas e só serão computadas para fins estatísticos.